Essa é, sem dúvida, umas das perguntas que mais aparecem nos atendimentos que faço e sim, é possível monetizar o seu time mesmo que você esteja começando no cenário.

1 – E aí? O que você precisa pra monetizar o seu time?
A primeira coisa que você precisa é de planejamento, muitos times acham que só porque o esporte eletrônico move BILHÕES por ano, que esse dinheiro está por aí, dando sopa pra quem quiser pegar, e a realidade não é bem assim.
Você já deve ter ouvido por aí que o dinheiro dos eSports só chega para os times grandes e que só eles conseguem os melhores patrocínios. Sabe porque isso acontece? Porque eles sabem se organizar, eles se planejam e se estruturam pra consegui-los. E o primeiro passo na conquista de um bom patrocínio é se aliar a bons profissionais que consigam orientar você a escolher o caminho mais eficiente e mais rápido na captação desses recursos.

2 – Formas de monetização
O primeiro erro que os times cometem é achar que sua maior fonte de renda vai vir dos campeonatos. Eles são importantes pra dar visibilidade ao time, pra treinar os jogadores, dar experiência, mantê-los em forma, mas não servem para sustentar o seu time.
Basta fazer uma conta rápida:

Quantos times se inscrevem pro campeonato? Quantos ganham? Se o seu time estiver pagando todos os direitos trabalhistas corretamente, mais despesas de contratos de influencer, staff, custos operacionais, despesas de viagem….. você acha realmente que o valor do prêmio (caso seu time ganhe) vai cobrir tudo isso? Você acha que seu time vai ganhar todos os campeonatos que participar? Entende porque os times quebram?

É por isso que investir em estratégia e planejamento na criação de uma organização nunca é perder dinheiro, isso pode custar a sobrevivência da sua equipe.
Então superada essa questão de prêmios de campeonato nós temos várias boas formas de monetização de um time de esporte eletrônico e hoje eu vou te apresentar três delas:

a) Patrocínio:
Eu digo com segurança que patrocínio não é novidade pra ninguém, todo mundo que está no cenário procura patrocínio. A questão é: seu time sabe procurar um patrocínio? Ele está preparado pra receber um patrocínio? Ele merece um patrocínio?

Nesse momento a gente volta pra história do planejamento. O que o time precisa entender é que ninguém dá dinheiro pro outro simplesmente por dar, isso é um negócio, tem que ser vantajoso pro time e para o patrocinador. Você precisa ter em mente o que o seu time pode oferecer ao patrocinador e apresentar um plano de negócio pra essa empresa. Explico:

Vamos supor que o potencial patrocinador se trata de uma fabricante de roupas esportivas. A organização vai mostrar pra essa empresa a sua base de fãs/seguidores, e que eles são engajados e provavelmente seriam potenciais compradores dos produtos dessa empresa, que seu Instagram é super organizado e seria uma ótima janela de propaganda ; que o time participa de vários eventos presenciais e faz também várias lives com excelente público (que poderiam estampar a marca ). Patrocínio não é caridade, é negócio.

O ideal é que você reúna todos os dados sobre o seu time ( dados pessoais, base de fãs, em quais redes sociais está presente, quais jogos e campeonatos atua, quais já ganhou, onde está posicionado no cenário, quais os valores, propósitos e metas da sua organização, o que você espera do patrocinador) em um MIDIAKIT e apresente ao seu potencial patrocinador.

É bom ter em mente que o patrocínio nem sempre precisa ser único, você pode dividi-lo em cotas desde que um patrocínio não entre em conflito com o outro (afinal os direitos dos patrocinadores também precisam estar assegurados para que o time não seja responsabilizado), por isso é essencial que estejam todos sob contrato e que esses contratos sejam analisados e revistos, caso necessário, quando um novo patrocinador entrar pro time.

Ah e um detalhe, o patrocinador precisa que o time tenha um CNPJ pra depositar esse patrocínio, tá? Já pensou conseguir um patrocínio e não ter CNPJ pra esse depósito ser efetuado e perder essa grana por causa disso? Viu como é importante fazer um bom planejamento logo no início?

Atenção: buscar empresas que sejam compatíveis com os valores e propósitos da sua organização é um trunfo na conquista do patrocínio.

b) Licenciamento de produto
O licenciamento é mais uma ótima forma de você explorar sua base de fãs, sabe aquela mesma base de fãs que você, cuidadosamente planejou construir pensando nos patrocínios? Sabe o Instagram que você construiu cuidadosamente pensando nessa mesma janela de oportunidade? Então, essa base já está pronta, então com o CNPJ em mãos, o próximo passo é fazer o registro de marca ( até porque você precisa proteger o nome e a logo do seu time e vai aproveitar pra transformar isso em dinheiro) pra conseguir fazer o licenciamento de produtos e montar uma loja pra essa base de fãs que você já cultiva no Instagram.

Vale lembrar que o time pode vender diretamente ou licenciar uma infinidade de produtos como camisetas, chaveiros, canecas, casacos, quadros, almofadas, cadeiras, enfim…e quanto mais a marca roda, mais conhecida ela fica e mais ela vende. Mas atenção o registro de marca é um processo burocrático e delicado que deve ser feito e acompanhado por um profissional capacitado para tal.

c) Negociação de Players.
Acho que agora sim, principalmente pra você que tem um time que acaba de ser criado, eu trouxe algo que você não tinha pensado como monetização do seu time.
Vamos pensar o seguinte, você tem um jogador que começa com você, seu time começa a crescer no cenário, e dois dos seus jogadores começam a se destacar fortemente. Seus jogadores foram treinados pelo técnico que você contratou, usaram a estrutura que você proporcionou a eles e amadureceram como atleta porque jogaram os vários campeonatos que você inscreveu cada um deles. Eles recebem uma proposta de uma equipe grande e vão embora de graça, o que você, como dono de equipe, acha disso?

Agora imagina o mesmo cenário, porém, com o planejamento e estratégia necessários.
Você chega pro técnico e pede pra ele identificar, durante os treinamentos e os campeonatos os jogadores de maior potencial, contrata uma assessoria jurídica fixa, coloca todo mundo sob contrato com clausula “INDENIZATÓRIA” (que é uma espécie de multa paga ao time caso o jogador saia antes do fim do contrato). Faz um trabalho com o staff de quais campeonatos geram mais visibilidade pro time, seus jogadores começam a receber propostas e na venda seu time recebe uma MULTA tão alta que você é capaz não apenas de repor aquele jogador pra line como fazer um bom caixa pra sua empresa e investir pesado no crescimento dela. E aí? Vale a pena manter seus jogadores sob contrato?
As formas de monetização de um time de eSports não param por aí, poderia citar aqui facilmente 6, 7, 8 formas de trazer dinheiro pra sua organização. Mas a lição que fica e, acredito ser a mais importante, é que, apesar das pessoas amarem jogar, amarem treinar e curtirem muito competir, os esportes eletrônicos há muito tempo deixaram de ser só um joguinho; as empresas estão investindo sim, mas investem em quem tem organização, em quem tem planejamento e em quem se alinha com os valores delas.
Pra quem tem poucos recursos em investimentos iniciais, o planejamento é ainda mais importante, não perder dinheiro e saber onde investir é fundamental.

É possível conciliar a arte de jogar e o sonho de se profissionalizar.
Sair do amadorismo é possível desde que se use as estratégias certas pra isso.
Quer planejar a monetização do seu time? Será um prazer te ajudar!

Autora: Flávia Mangeroti, Advogada especialista em eSports e pós graduanda em Direito Digital, Direito do Trabalho e Processo do Trabalho.
Instagram: @flavia.advogada.esports2