No capítulo anterior, quando falamos de como a psicologia pode aumentar o desempenho do seu time, abordamos de forma breve, vários aspectos que podem lhe ajudar no aprimoramento do seu esporte.
Hoje vamos nos aprofundar em um dos temas, que é: o estabelecimento de metas.

Antes de entrarmos no tema propriamente dito, vamos entender a importância de criar metas e como elas podem aumentar o progresso do time.

Primeiro ponto: Quando falamos em criação de metas, muitas pessoas logo associam a metas existentes nas empresas onde trabalham. Mas não é dessa maneira que estaremos propondo aqui.

As metas podem ser administradas e servirem para proporcionar a evolução do time ou do atleta, para não deixá-lo estagnado no mesmo estilo de sempre.

Não precisa ser uma coisa chata a ponto de ser exaustiva, mas isso dependerá da finalidade do seu esporte, se ele é de alto rendimento, se é recreativo, de reabilitação, escolar, dentre outros.

Vamos criar um exemplo hipotético.

O sujeito “X” treina um esporte durante anos, e ele é bom nesse esporte.

Ele ganha de todo mundo que está ao seu redor no dia-a-dia de treino, mas quando chega nos campeonatos que deseja competir, não tem um bom rendimento, pois é surpreendido por um estilo de jogo diferente do habitual do seu ambiente cotidiano.

E o que o estabelecimento de metas tem a ver com isso?

Provavelmente “X” pode estar satisfeito por ganhar dos amigos no cotidiano, mas imagine se ele expande seus conhecimentos. Além de evoluir o próprio grupo de treino, terá possibilidade de ter um melhor rendimento nos campeonatos que deseja competir.

Aí podemos encaixar algumas metas, como por exemplo, metas de desempenho.

Vamos criar uma hipótese.

Durante toda primeira semana do mês, vou tentar fazer uma coisa que normalmente eu não faço.

Exemplo: chutar mais com a esquerda (jogador de futebol), quedar com golpe esquecido (judô), treinar pistol (Counter-strike), treinar o conceito de pressão visão ação (League of Legends), Melhorar o tempo de loot do meu squad (Free Fire) e assim por diante.

Mas qual o problema de fazer isso? No começo, provavelmente o seu rendimento irá diminuir, pois você está treinando algo que você não possui tanta maestria.

Com o passar dos treinos, você irá melhorar nesse estilo e para continuar a evoluir será necessário criar uma nova meta.

Mas e quando o atleta chega em um patamar que ele não sabe mais por onde evoluir?

Quando isso acontece, é interessante realizar a criação de metas de processo. Meta de processo pode ser considerado o caminho que será realizado para obter a evolução pretendida.

Por exemplo, você quer realizar um novo movimento, mas para você ficar bom nisso é necessário estudá-lo.

Então o processo pode se dar na criação de um grupo de estudos, na organização de material para o estudo, a compreensão dos pontos que estão gerando o resultado esperado e os que podem melhorar, gravar os treinos para analisar e entre outros.

Com a visualização da evolução, é possível traçar metas de resultados mais realistas. Possibilitando fazer a manutenção da frustração sobre o resultado final.

Vejam como criar metas, de uma maneira saudável, pode colaborar tanto para a motivação, o desenvolvimento e a manutenção da frustração, dentre outros aspectos psicológicos.

Então vamos colocar a mão na massa, pegue o caderno e vamos criar metas para que você consiga evoluir no seu esporte.

Em um papel, selecione todos os conceitos e técnicas que você sabe e executa, mas lembre-se: os que você não executa também. Deixe uma lacuna para os futuros conceitos que você pode vir a aprender .

Para os conceitos e técnicas que você conhece, mas não executa, tente sair do habitual.

Treine esses conceitos, mas fique ciente que seu rendimento irá decair inicialmente. Só depois de muito esforço que os frutos serão colhidos, no esporte as coisas funcionam assim.

Para os movimentos que você já possui maestria, não deixe-os de lado, continue exercendo-os, mas não com tanta repetição, a fim de tomar conta de todo seu horário de treino.

Para os conceitos e técnicas que você venha a descobrir, idealize uma maneira de buscá-los. É estranho pensar que você não sabe coisas sobre seu próprio esporte, mas acredite, sempre há o que descobrir.

E por fim, idealize a possibilidade de obter um resultado após todo esse trabalho. Pode ser melhorar o seu tempo em “x” segundos em uma corrida, ganhar um campeonato ou se tornar um atleta melhor.

Aqui então abordamos os três tipos de metas tradicionais, a de desempenho, de processo e de resultado.

Bons treinos!

Feito Por: William Roberto
Instagram: @psi.williamrrs