Todos os dias, milhares de pessoas no mundo perdem partidas em time. E normalmente as pessoas colocam o peso de suas derrotas na equipe. Mas você que é um amante de jogos em time, deixa eu te explicar uma coisa.

Nem sempre a sua equipe é ruim, talvez só estejam faltando alguns detalhes cruciais. E hoje, a Adventury Gaming separou um tema especial para você aproveitar muito mais as suas partidas com o time.

A psicologia do esporte pode solucionar muitos de seus problemas, por isso, separamos os seguintes pontos para você já começar agora mesmo a trabalhar com sua equipe.

1 – Estabelecimento de Metas

As metas são o que me mantém em ação.

Esta frase de Muhammad Ali vai definir muito bem o que vamos falar a seguir.

As metas, sem dúvida, possuem relevância e importância dentro da rotina não só de um atleta, mas como de qualquer pessoa. Elas contam com um grande poder, nos mantendo firmes para seguirmos em frente, em direção aos resultados que ainda não alcançamos.

Preste atenção nesse ponto, as metas objetivas, que tem a intenção de alcançar um determinado resultado; e as metas subjetivas, que são declarações de intenção, ou seja, aquelas vezes que você se olha no espelho e repete aquele começo típico de todo o desejo: eu quero, eu vou, eu sou, eu serei, eu farei e tantas outras.

Para a psicologia do esporte e do exercício, as metas podem ser divididas em três tipos: a) metas de resultado; b)metas de desempenho; c) metas de processo.

2 – Coesão de grupo

A experiência de apreciar um jogo ou uma competição, onde é nítido que ali houve a união de todo o time para jogar, acredite, isso sim é maravilhoso, além de trazer ótimos resultados a todo o time.

Então, trabalhar com a coesão do grupo é primordial para vários aspectos tanto na vida do atleta quanto na vida das pessoas comuns.

Percebeu que, mesmo que você não seja jogador profissional, você ainda pode usar tudo que foi dito até aqui no seu dia a dia? Olha só! Continua com a gente!

A união do grupo é importante em diversos aspectos, por exemplo, um acordo entre o grupo trás uma boa comunicação dentro da partida entre os atletas, o diálogo entre a staff e os atletas, a expectativa dos torcedores e o desempenho do time, essas são alguns dos resultados obtidos com uma aliança bem firmada entre toda a equipe.

Podemos abordar tipos básicos de coesão: a) coesão de tarefa, que refere-se ao grau em que os membros do grupo trabalham juntos para alcançar metas e objetivos comuns e b) coesão social, que reflete a atração interpessoal entre os integrantes da equipe.

3 – Desenvolvimento de lideranças

Ao falarmos de liderança, muitas pessoas logo pensam em chefes e pessoas que carregam um certo poder dentro de uma instituição ou time. Mas ao olharmos mais profundamente para um grupo, notamos que isso não é nenhuma garantia para que um chefe realmente seja um líder naquele ambiente.

Os líderes apresentam uma variedade de traços de personalidade. Não há traços específicos que o tornem um líder bem-sucedido.

A liderança é um fator muito importante a ser identificado, pois é através da identificação de quem é o líder daquele grupo que é possível manejar o seu desenvolvimento, a fim de que esteja em direção à vitória.

Liderança é “o processo pelo qual um indivíduo influencia um grupo de indivíduos para o alcance de uma meta comum” (Northouse, 2010).

Note como a liderança possui relação com as metas. Elaborar as metas e identificar a postura do líder sobre elas, é de suma importância para que o grupo siga engajado em se desenvolver.

Em um grupo, não existem somente líderes que proporcionam o desenvolvimento. Existem também líderes que resistem à mudança, o que pode ser prejudicial em determinados momentos do campeonato.

Identificar os papéis que cada atleta apresenta dentro do grupo, possui uma grande importância para o desenvolvimento e para a coesão grupal, sendo a liderança é um desses papéis possíveis de serem trabalhados e identificados.

4 – Regulação da ativação

Nossa sociedade valoriza o sucesso e a vitória em todos os níveis de competição. Tanto os técnicos quanto os atletas podem sentir a pressão para serem vencedores. Porém, as pessoas que não lidam eficientemente com a pressão do esporte competitivo podem experimentar queda em seu desempenho.

Os atletas de esportes competitivos precisam aprender a administrar a sua ativação. Devem ser capazes de aumentá-la quando estiverem se sentindo letárgicos e diminuí-la quando a pressão para vencer lhes causar ansiedade e nervosismo.

Autores: Rafaela Gomes / William Roberto